Siga nos:

© 2015 - Canil Von Gladsheim Woden

 Gravataí/RS. 

E-mail: dobermannrs@hotmail.com

+55(51)998678539 - WhatsApp

IPO

(Schutzhund)

 

O que é o IPO (Schutzhund)

 

O IPO tem origem alemã e significa “cão de proteção”. A expressão refere-se a um esporte que tem como objetivo desenvolver e avaliar algumas características específicas em cães. Esses atributos determinam habilidades como companheirismo, tornando-se mais úteis e felizes para seus criadores. O trabalho de IPO é composto por três fundamentos. As duas primeiras partes abrangem necessariamente a localização e obediência. Os padrões de IPO para a terceira fase, o trabalho de proteção, é semelhante a dos cães de trabalho policial.

 

Embora essas capacidades também possam ser identificadas em outras raças de cães, o Schutzhund foi desenvolvido especificamente para o Pastor Alemão. O IPO pretende demonstrar a inteligência e utilidade dos cães. Como um trabalho de prova, o IPO (Schutzhund) mede a estabilidade mental dos cães, resistências, eficiências estruturais, habilidade para farejar, vontade para trabalhar, coragem e treinamento. Este esporte de cão de trabalho oferece uma oportunidade para os donos de treinar seus cães e competir entre si, reconhecendo as habilidades dos treinadores para treinar e as habilidades dos cães em executar o que é exigido. É um esporte que pode ser desfrutado por pessoas de profissões distintas, mas que se tenham o mesmo interesse em trabalhar com cães. Pessoas de todas as idades, até mesmo pessoas com poucas aptidões desfrutam do IPO (Schutzhund) como esporte. Frequentemente é familiar.

 

Os três fundamentos de IPO (Schutzhund)

 

Localização

 

)

A fase de localização é composta por um teste de comportamento, aplicado por um juiz para avaliar a saúde mental do cão. Ao se aproximar com a guia frouxa, o cão não deve agir tímida ou agressivamente. Então o rastro é posto mais cedo por uma pessoa que caminha normalmente em uma superfície natural como terra arada ou grama. A trilha inclui um número de voltas e retas.

A pessoa deixa alguns objetos seus na trilha. Segurando na ponta de uma guia de 10 metros, o condutor segue o cão, o qual se espera que fareje o rastro e indique o local dos objetos deitando com eles entre suas patas dianteiras. Com a fase de localização, pretende-se avaliar o treinamento do cão e a capacidade de farejar, assim como sua resistência mental e física.

Obediência

 

A fase de obediência inclui basicamente exercícios de condução, alguns de aproximação e ao redor de um grupo de pessoas. Durante esta, existe um teste de tiro de revólver para assegurar que o cão não reagirá abertamente ao barulho.     Também há uma série de exercícios de campo onde cão é comandado para sentar, deitar, ficar em pé enquanto o condutor continua em movimento. Destas várias posições, o cão é chamado pelo condutor. Com halter de vários pesos, é exigido que o cão busque em terreno plano, sobre uma barreira de 1 metro de altura e sobre uma barreira inclinada de 1,80 de altura. É também pedido ao cão que corra em linha reta à frente de seu condutor com um comando e deitar-se, em seguida ao segundo comando. Finalmente, espera-se que cada cão fique deitado longe de seu condutor, apesar das distrações, no final do campo de obediência, enquanto o outro cão completa os exercícios anteriores.

 

Todos os exercícios de obediências são testes de temperamento do cão, sua eficiência estrutural, além de tudo a vontade em servir seu dono.

1/15

Proteção

 

A fase de proteção testa a coragem do cão, força física e agilidade. O controle do condutor ao cão é absolutamente essencial. Os exercícios incluem uma procura de uma pessoa em esconderijos, e quando ela é localizada, o cão avisa com latidos que a encontrou e fica vigiando-a até a chegada do condutor. A pessoa tenta fugir e o cão deve segurá-la firmemente. A pessoa é transportada até o juiz com o cão caminhado ao lado. Quando a pessoa ataca o condutor, é esperado que o cão pare o ataque firme e sem nenhuma hesitação.

 

O teste final de coragem acontece quando o cão é enviado para parar um ataque ao condutor. O objetivo dos testes proteção é de assegurar que o cão tenha o temperamento adequado para a criação.

Os Níveis do IPO

 

Trabalho de Proteção

 

Para o IPO1  (cão de proteção nível 1) o cão deve ter pelo menos 18 meses de idade e tem que passar inicialmente por um teste de temperamento pelo juiz. O cão deve ser conduzido sem guia, sentar e deitar durante a caminhada, permanecer no local, correr adiante em linha reta e em seguida deitar quando comandado. Tem que buscar o halter em terreno livre, sobre a barreira de 1 metro e sobre uma barreira inclinada de 1,80 metros de altura. Na fase de localização, o cão deve começar a seguir o rastro 20 minutos após ter sido deixado. Também há testes de proteção.

Para o IPO2 (cão de proteção nível 2) o cão deve ter pelo menos 19 meses de idade. Deve completar o teste de obediência e proteção requeridas no nível IPO1. Os testes de IPO2 são mais difíceis e requerem maior resistência, agilidade, e acima de tudo, controle. Na fase de localização, o candidato ao IPO2 deve ser capaz de começar a seguir um rastro feito por um estranho com, pelo menos, 40 minutos após ter sido deixado.

Para o IPO3, (cão de proteção nível 3) nível máximo, o cão deve ter pelo menos 20 meses de idade. Novamente, agora os testes serão feitos com mais dificuldades. Na fase de localização, o candidato ao IPO3 deve ser capaz de seguir um rastro feito por um estranho com pelo menos 60 minutos após ter sido deixado. A trilha a ser seguida tem quatro voltas, duas a mais que IPO1 e IPO2, e há 3 objetos ao invés de 2 como no IPO1 e IPO2, e deverão ser localizados pelo cão. O cenário de obediência, força, ânsia, e confiança representadas por uma excelente equipe de IPO3 é uma bonita ilustração da sociedade do homem e o cão.

 

Fonte: www.germanshepherddog.com

1/15

Imagens cedidas pelo proprietário dos cães, o amigo e também apaixonado pela raça Dobermann, o Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sr. Helder Camatari

Nós do Canil Gladsheim Woden, o nosso muito Obrigado pelo apoio na criação desta página